Sobre

Quem é Cláudio Cançado?

Mineiro, daqueles que praticam a famosa quietude, acredito na ética, no profissionalismo e na competência. Atuo na área de Ciência e Tecnologia como Pesquisador do Instituto de Geoinformação e Tecnologia – IGTEC, além de atuar como professor universitário em diversas Instituições de Ensino Superior de Belo Horizonte.

Coordenei e coordeno Cursos de Graduação e Pós-graduação nas áreas de engenharia e meio ambiente.

Graduado na UFMG como Engenheiro Civil e Sanitarista tendo como minha casa o Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental – DESA. Continuei meus estudos na Universidade Federal de São Carlos/SP – UFSCar, onde fiz Mestrado em Engenharia Urbana e Doutorado em Ciências – Área de Concentração: Ecologia e Recursos Naturais. Além disso, possuo especialização em Engenharia Sanitária e Ambiental e Geoprocessamento, ambos pela UFMG.

Nos últimos anos, tenho me dedicado a pesquisas na área de resíduos sólidos e água, com projetos na FAPEMIG, FINEP, FAPESP, CEMIG, ELETROBRÁS, entre outros. Além das Pesquisas, especializei-me em Didática do Ensino Superior pela Faculdade Pitágoras, onde lecionei até início de 2011. Atualmente, leciono e coordeno cursos de Graduação da FEAMIG.

Como bom mineiro que sempre deixa amigos aonde vou, atuo como professor convidado no Curso de Especialização em Gestão Ambiental na cadeira de Geologia/Geotecnia Aplicadas ao Planejamento e Gestão Ambiental em parceria com o Prof. Dr. Reinaldo Lorandi, na UFSCar. Além disso, sou professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Urbana e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais – UFSCar, além de Professor em Cursos de Pós-Graduação na UNA e FEAMIG.

No antigo CETEC, atuei no Setor de Recursos da Terra – SAT na área de Meio Ambiente: Resíduos e Água. Já no IGTEC, atuo na Diretoria de Pesquisa e Gestão de Tecnologias na área de Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos.

Costumo dizer que tenho duas paixões no campo profissional: lecionar e desenvolver projetos.

Para meus alunos, procuro sempre mostrar a importância de uma boa formação acadêmica e de se tornar um cidadão ético e participativo na comunidade. Para eles, fica o meu obrigado, pois tenho caminhado muito em minha vida e sempre aprendo com eles.

Nos meus projetos, exerço a paixão de pesquisar e aprender cada vez mais. Para meus orientados e colegas, muito obrigado pela convivência e aprendizado.

Currículo Lattes

Os comentários estão encerrados.